Plantão das Prerrogativas foi o maior avanço no meio jornalístico em 2016

January 13, 2017

ANIBRPress

 

knightcenter.utexas.edu


(...) “Quando lançamos o “Plantão das Prerrogativas dos Jornalistas”, tínhamos a convicção de que este dispositivo de proteção aos direitos, a liberdade de imprensa, expressão e direitos humanos, seria um importante instrumento no enfrentamento das mazelas impostas ao jornalismo”, Roberto Monteiro Pinho – Presidente.

 

A Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI, fundada em novembro de 2015, iniciou com força total, suas atividades a partir de março de 2016, alicerçando e tomando medidas para atuar nas Olimpíadas Rio-2016, evento que reuniu 42 profissionais credenciados e se destacou como um dos grupos mais atuantes presente nos eventos. A participação da ANI, resultou na honrosa manifestação de mérito do Comitê Olímpico Internacional – COI.


ATUAÇÃO DO PLANTÃO DAS PRERROGATIVAS
 

Em oito meses de atividade, o “Plantão das Prerrogativas”, iniciou sua atividade reunindo quatro plantonistas, todos advogados da área criminal, pronto para dar suporte , quando acionados através do site da ANI onde estão os telefones do “Plantão”. Durante o período dos jogos Olímpicos o grupo aumentou para 10 titulares.


“Quando lançamos o “Plantão das Prerrogativas dos Jornalistas”, tínhamos a convicção de que este dispositivo de proteção aos direitos, a liberdade de imprensa, expressão e direitos humanos, seria um importante instrumento no enfrentamento das mazelas impostas ao jornalismo”.


Neste período o “Plantão das Prerrogativas” fechou com balanço de 46 atendimentos: 18 consultas por e-mail, 23 por telefone no sistema implantado no site: www.anibrasil.com.br, e nas presenciais, cinco ocorrências de agressões policiais contra jornalistas. Quatro delas na gare do Metrô Uruguaiana no Rio de Janeiro, no que resultou em demanda judicial, vitoriosas, com indenização pecuniária (indenizações) aos fotojornalistas. A quinta agressão ainda tramita na justiça.  A ação da ANI no judiciário foi profícua e fechou o ano de 2016, com absoluto sucesso.


Texto: ANIBRPress


 

Please reload

Posts Em Destaque

Lei das Fake News: retrocesso editorial ou a censura dos que temem a verdade?

July 10, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 26, 2020

March 20, 2020

Please reload

Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI
+55 21 99653-0259 | anicomunicacao@gmail.com | @anibrpress
Rua Santa Luzia, 776 Gr. 903 | Rio de Janeiro / RJ - BRASIL

Copyright © ANIBRASIL.ORG.BR - 2015-2018 

All rights reserved.

Editor: Roberto Monteiro Pinho