top of page

INTERNET INFLUENCIOU 85% DOS ELEITORES ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS


Núcleo de conteúdo ANIBRPRESS

Governos e órgãos locais se envolveram em formas de interferência pela internet na tentativa de influenciar eleições em 26 de 30 nações estudadas por uma agência de monitoramento da democracia ao longo do ano passado, que avaliou também a situação no Brasil. É o que garante a agência de notícias Reuters.

A Freedom House, que é financiada em parte pelo governo dos Estados Unidos, disse em seu relatório anual que a interferência eleitoral online se tornou uma "estratégia essencial" para aqueles que querem perturbar a democracia.

A desinformação e a propaganda foram às ferramentas mais populares usadas, segundo a pesquisa. "Estados e elementos partidários usaram redes sociais para disseminar teorias conspiratórias e memes enganosos, muitas vezes trabalhando em paralelo com personalidades midiáticas e figuras do empresariado simpatizantes do governo", disse.

"Muitos governos estão descobrindo que, nas redes sociais, a propaganda funciona melhor do que a censura", explicou Mike Abramowitz, presidente da Freedom House. "Autoritários e populistas de todo o globo estão explorando tanto a natureza humana quanto algoritmos de computador para conquistarem as urnas, tripudiando regras concebidas para garantir eleições livres e justas."

No Brasil

No Brasil, por exemplo, o relatório afirma que tivemos um período eleitoral conturbado marcado por campanhas de desinformação e violência política.

Na verdade, o que se viu foram as candidaturas à presidência massificarem nas mídias sociais, comentou o presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI o jornalista e escritor Roberto Monteiro Pinho.