PLANETA: Usuários com celular atingem 5,22 milhões. Nas redes sociais já são 4,66 bilhões


Relatório produzido pelo instituto We Are Social e Hootsuite e divulgado em janeiro de 2021, aponta para que existam 4,66 bilhões de usuários na rede. Curiosamente, o mesmo relatório aponta para a existência de 5,22 bilhões de usuários com dispositivos móveis. Se no planeta existe, segundo estimativas de (julho de 2020), uma população global 7,8 bilhões de pessoas, então mais de metade do mundo está ligado na rede.


Atualmente as pessoas que em todo o mundo usam smartphones, o equivalem a 66,6% da população total mundial. Desde janeiro de 2020, o número desses usuários aumentou 1,8% (93 milhões), enquanto o número total de ligações móveis (pessoas com vários dispositivos) aumentou 0,9%, de 72 milhões para 8,02 mil milhões em janeiro deste ano. Os números apontam que em janeiro de 2021, a população mundial era de 7,83 bilhões de pessoas. De acordo com um relatório da ONU, este número aumenta atualmente a uma taxa de 1% ao ano.


Para o presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI jornalista Roberto Monteiro Pinho – Existe um dado importante quanto ao expressivo número de celulares, que apesar da venda maciça dos aparelhos, os preços avançam, encarecem, e estagnando aquisições, enquanto outros apenas efetuam a troca por aparelhos modernos. “Os dados são surpreendente, mesmo assim não espelha a realidade já que a maioria do planeta não possui internet de qualidade, e ainda a compra, dado o alto valor de oferta, inclusive no Brasil” – concluiu.


Apesar do aumento da inclusão digital, somente na China, ainda há mais de 400 milhões de pessoas sem acesso à internet. No continente africano, são cerca de 840 milhões de pessoas que vivem offline


Outra pesquisa realizada pelo Global Overvien Report, e publicada pelo site Datareaportal, indica que o número de usuários ativos (os que acessam a rede regularmente) no mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro, publicada pelo Isso representa quase 63% da população do mundo.


No Brasil as pessoas ficam conectada 10 horas e 19 minutos por dia


Segundo o estudo, somente no ano passado, 192 milhões de pessoas se tornaram usuários da internet, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. O relatório ressalva, porém, que esse número pode ter sido maior ainda, uma vez que as restrições impostas pela pandemia da covid-19 têm dificultado a coleta de dados mais fidedignos.

A quantidade de tempo que as pessoas passam online aumentou no ano passado em 4 minutos por dia. Parece um número insignificante, mas, somando todos os usuários de internet no mundo, esses 4 minutos a mais por dia corresponderam a 5 bilhões de dias adicionais de uso da internet em 2021. Ao todo, os internautas no mundo vão passar mais de 12,5 trilhões de horas online neste ano.


De acordo com os dados compilados pelo relatório, o Brasil é um dos países onde as pessoas passam mais tempo na internet: 10 horas e 19 minutos por dia. Fica atrás apenas da África do Sul (10 horas e 56 minutos) e das Filipinas (10 horas e 27 minutos). O relatório aponta que, nos últimos dez anos, o número de internautas no mundo dobrou. Com isso, a quantidade de pessoas “desconectadas” à internet caiu pela primeira vez abaixo de 3 bilhões.


Imagem: Internet


Roberto Monteiro Pinho - jornalista, escritor e presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI.

Posts Em Destaque
Posts Recentes